Quanto influenciável você é pelas opiniões que vê online? Um índice de rede baseada em San Franciscoacredita que tem a resposta.
Klout, apontado como a próxima grande coisa no mundo em rápida evolução dos meios de comunicação social, está sendo descrito pelos seus criadores como “o padrão de influência online da internet”.
Usando uma complicada série de algoritmos, o sistema acrescenta os tweets de uma pessoa, gostos, pings, contatos do LinkedIn, menções no Google, atualizações de status e outras reflexões de mídia social. O efeito cascata dessa contribuição online é usado para medir o grau de influência que uma pessoa tem online e, por inferência, se vale a pena ouvir eles.
Olhando rapidamente para Klout o top 20 mostra o quão confuso o cenário da mídia social pode ser. Justin Bieber, sensação da música pop, tem a maior pontuação de 100, 10 pontos à frente de Barack Obama, 88, e também que Dalai Lama (90) e Lady Gaga (89).
A idéia é do tecnólogo de criação e empresário Joe Fernandez. Dois anos atrás, ele estava usando o Twitter e o Facebook para manter seus amigos e colegas em dia com sua recuperação de uma operação de mandíbula que o deixou dependente da comunicação online. O que chamou sua atenção foi o quão difícil era para filtrar todas as informações que estão sendo jogados para ele. “Como alguém sabe o que é e não é importante?”, Diz ele.
Tamanho não é tudo. Ter milhares de seguidores no Twitter só deixa você mais afastado. É o impacto do que alguém diz que importa e quem está ouvindo, de acordo com Fernandez. “De certa forma é o oposto da publicidade”, disse ele. “Para algumas coisas, atingir poucos é o que importa. Se você disser que gosta de alguma coisa, quantas pessoas isso irá afetar? Estamos vivendo em uma economia da atenção. Temos muita informação que chega até nós. Em quem é que nós confiamos, cujos links vamos clicar? “
A capacidade de Klout para identificar quem é influente sobre diferentes temas já atraiu interesse sério de empresas à procura de impacto online.
A capacidade de Klout para identificar quem é influente sobre diferentes temas já atraiu interesse sério de empresas à procura de impacto online.
Disney usou recentemente o serviço para identificar influentes tipos de mídia social, que foram então convidados a antevisões de Tangled, o último passeio animado. Os hotéis de Vegas estão usando para identificar o “Rat Pack” de novas mídias e dar-lhes um upgrade quando fizerem o check in. Virgin Americausou o Klout para promover seu último percurso entre Toronto e São Francisco. “Cada lobista em Washington está chegando para nós. Eles querem saber quem está dirigindo a opinião “, diz Fernandez.
Klout é uma das primeiras tentativas sérias de maneira independente a identificar quem devemos ouvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta ai Belieber! ♥